Ler é importante… mas o que ler?

Nos nossos últimos artigos falamos sobre a leitura (clica aqui para ler), e hoje a nossa querida Juliana traz-nos mais um artigo sobre ler, mas desta vez sobre o que ler!

É do conhecimento de todos que a leitura favorece processos de aprendizagem, quanto mais lemos mais aprofundamos os nossos conhecimentos em determinada área de interesse. Mas quando a leitura vem acompanhada pela vontade de ler, tudo fica melhor, concordam?

Para isso acontecer, o gosto pela leitura deve ser incentivado desde muito cedo… Por essa razão há quem leia para um bebé ainda na barriga… e faz muito bem!

A leitura faz parte da vida de todos, pois é uma habilidade fundamental para a socialização, o raciocínio, a comunicação, a aprendizagem da escrita, a argumentação e tomada de decisões… ou seja, está em todo o lado e manifesta-se de várias forma.

Entretanto, pesquisas recentes apontam para uma redução significativa na qualidade de leitura entre adultos, jovens e crianças em muitos países! A leitura continua presente na vida das pessoas, mas o “formato” e “extensão” está a sofrer alterações!

Oferecer materiais diferentes que apresentam leitura é fundamental, mas substituir totalmente livros e leituras educativas por leituras em ecrã cujo conteúdo nem sempre é seguro e de credibilidade, pode ser muito perigoso! É preciso resgatar o prazer da leitura de qualidade das nossas crianças e jovens, dentro e fora da escola, para que as opiniões e condutas dos futuros adultos sejam sérias, científicas e respeitosas.

Seguindo essa linha de pensamento, devemos também proporcionar momentos de leitura fora do contexto escolar, reforça a importância dela.

Deixo-vos algumas dicas que sugeri nesta semana na minha página do Instagram @juliana.fono. Espero que aproveitem!

  • Leitura compartilhada após o jantar ou antes de dormir;
  • Inventar histórias durante o banho ou enquanto prepara uma refeição (adulto e criança devem participar na criação).
  • Diversificar o tipo de histórias: conto, aventura, receita, regra de jogo, poema…
  • Oferecer o portador de texto e dar a criança ao menos duas opções de escolha, tornará o momento mais prazeroso.      

E vocês, já aplicam no vosso dia a dia algumas destas dicas?

Deixem-nos comentários!

Com este artigo pretendemos alertar para a importância de resgatarmos a leitura! Nada como começar pelos nossos pequenos 🙂

Entretanto, o Natal está aí à porta, e o Psicomotricitando está a preparar um Kit Natalício irresistível! Cheio de atividades e jogos divertidos!

Fiquem atentos às nossas redes sociais para saberem mais!


Este artigo é da autoria da nossa querida convidada: Juliana Alves de Andrade – fonoaudióloga e psicopedagoga (jcalvesfono@gmail.com). Descobre mais sobre ela em: https://www.instagram.com/juliana.fono/?hl=pt

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Clean-Work-Place-Blog-Banner-1-1-1024x576.jpg

Já segues o Psicomotricitando?

Queres receber as nossas atividades e dicas? Deixa então aqui o teu email!