Perturbações da comunicação

brother and sister with books on their heads

Já explicamos o que são as perturbações do neurodesenvolvimento, e também abordamos algumas das perturbações emocionais mais comuns na infância. Hoje exploramos as perturbações da comunicação, preparados?

Psicomotricitando – Perturbações da Linguagem

Quando pensamos em processos do desenvolvimento humano, lembramos nos logo da infância e das etapas desse desenvolvimento… correto? Entretanto, esses processos nem sempre acontecem de maneira linear e tipicamente de acordo com os ditos “padrões de normalidade”. Em alguns casos deparamos nos com “alterações” nesse desenvolvimento que geram dificuldades ao longo do “caminho” das crianças e jovens. Refiro-me a comprometimentos principalmente com a:

  • comunicação
  • socialização
  • aprendizado

As “alterações” que estou a falar não são aquelas que, após algumas “explicações”, desaparecem! Ou mesmo depois de uma orientação com psicólogo ou terapeuta da fala, tudo está resolvido! Estas são “dificuldades” que boa parte das crianças e jovens enfrentam nos seus processos de aprendizagem, pois aprender não é fácil… requer imenso esforço e dedicação, física e mentalmente. (Lê o nosso ultimo artigo: Perturbações do Neurodesenvolvimento para perceber melhor ao que nos referimos)

Quando essa “dificuldade” persiste, agrava-se, relaciona-se com outros quadros de alterações e, muitas vezes estão relacionadas com um diagnóstico, trata-se de um “transtorno ou perturbação do neurodesenvolvimento”.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-V:

“Os transtornos/perturbações do neurodesenvolvimento são um grupo de condições que manifestam-se cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por défices no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, académico ou profissional. Os défices de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controlo de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência. É frequente a ocorrência de mais de um transtorno/perturbação do neurodesenvolvimento; por exemplo, indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual), e muitas crianças com transtorno de défice de atenção/hiperatividade (TDAH/PHDA) apresentam também um transtorno específico da aprendizagem. No caso de alguns transtornos, a apresentação clínica inclui sintomas tanto de excesso quanto de défice e atrasos em atingir os marcos esperados. Por exemplo, o transtorno do espectro autista somente é diagnosticado quando os défices característicos de comunicação social são acompanhados por comportamentos excessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência nas mesmas coisas.” 

Essa breve explicação é necessária, ao meu ver, porque muitas são as famílias que confundem “dificuldades” com “transtornos/perturbações” do neurodesenvolvimento.

E quando o assunto é “perturbações da comunicação na infância”, venho chamar-lhes a atenção para alterações na estruturação de um discurso que vai além das “trocas de sons” de uma fala. É evidente que uma criança com um transtorno/perturbação na comunicação pode sim apresentar uma troca de sons, mas essa manifestação não estará isolada… estará associada a outras alterações do desenvolvimento.

Psicomotricitando – Perturbações da Linguagem

Os transtornos/perturbações da comunicação podem manifestar-se principalmente em:

Perturbação/transtorno da linguagem

Dificuldades na aquisição e no uso da linguagem por défices na compreensão ou na produção de vocabulário, na estrutura das frases e no discurso.

Perturbação/transtorno da fala

A produção da fala está relacionada com a articulação clara de fonemas, que, combinados, formam as palavras faladas. Essa produção exige tanto o conhecimento fonológico dos sons da fala quanto a capacidade de coordenar os movimentos dos articuladores (mandíbula, língua e lábios) com a respiração e a vocalização para a fala.

Perturbação/transtorno da fluência

Caracteriza-se por repetições frequentes ou prolongamentos de sons ou sílabas e por outros tipos de disfluências da fala, incluindo palavras interrompidas, bloqueio audível ou silencioso, palavras produzidas com excesso de tensão física e repetições de palavras monossilábicas

Perturbação/transtorno da comunicação social

Caracteriza-se por uma dificuldade primária com a pragmática, ou o uso social da linguagem e da comunicação, evidenciado por défices em compreender e seguir regras sociais de comunicação verbal e não verbal em contextos naturais, adaptar a linguagem conforme as necessidades do ouvinte ou da situação e seguir as regras para conversar e contar histórias.

Psicomotricitando – Perturbações da Linguagem

 E agora, você ainda tem dúvidas sobre transtorno/perturbação da comunicação?

Espero ter contribuído com um melhor entendimento sobre o assunto! (caso tenha dúvidas ouça o nosso podcast, clique na imagem para ouvir)

Ah, e não esqueça de que, seja qual for o transtorno/perturbação, é preciso um diagnóstico adequado para a conduta adequada e assertiva. 


Este artigo é da autoria da nossa querida convidada: Juliana Alves de Andrade – fonoaudióloga e psicopedagoga (jcalvesfono@gmail.com). Descobre mais sobre ela em: https://www.instagram.com/juliana.fono/?hl=pt